top of page
Bolina-2021_4-festival-de-palhaças_INST
O Festival

 

Inspiradas nos poucos festivais de palhaças que conhecemos no mundo (Andorra, Holanda, Áustria, Espanha e Brasil) pensámos que os Açores poderiam ser um lugar mágico e geograficamente privilegiado para o encontro destas profissionais. Assim nasceu o Bolina - 1º Festival Internacional de Palhaças, produzido por Descalças cooperativa cultural, em 2015. Na segunda edição promovemos novo encontro entre palhaças de todo o mundo e reunimos a Rede Internacional de Palhaças, em Castelo de Vide, em 2017. Nessa altura, o território onde nos inserimos abriu as suas portas devagarinho (senão entraria muito vento encanado...) e, em 2019, aportamos na cidade de Portalegre para o 3º BOLINA, mantendo a dinâmica de chegar a outras localidades como Castelo de Vide, Elvas, Ponte de Sor e ainda Badajoz, Valência de Alcântara e Cáceres. Em 2021, Castelo de Vide volta a acolher o BOLINA e aposta connosco em mostrar a resistência e importância do nosso trabalho. Estamos assim a criar um espaço de encontro e reflexão entre participantes, público e artistas proporcionando formação a artistas e público em geral, bem como dar ao público local e turista a possibilidade de assistir a espectáculos de elevada e reconhecida qualidade artística internacional. Porque rir, faz bem à saúde e nos tempos que vivemos é mesmo desta troca de afectos que a comunidade precisa. Saberemos cumprir os desígnios da nossa missão artística e de vida.

Sara Gagliarducci1.JPG
12771972_1040104439369389_74319080440648
Espectáculos

 

De 7 a 13 de Junho acontece o Festival em Castelo de Vide. Há espectáculos diários a partir do dia 10 de Junho.

Na rua, estaremos em Castelo de Vide, Ponte de Sôr, Açores (Pico) e Évora.

Este ano, o Bolina dedica-se especialmente às palhaças que vivem e trabalham em Portugal e compõem a recém-criada UPP - União de Palhaças em Portugal

Artistas presentes:

Tâmia Safaneta, Catarina Mota, Patrícia Pais, Filipa Mendes, Poliana Tuchia (Brasil/PT), Radarani Oliveira (Brasil/PT), Patrícia Ubeda (Brasil/PT), Susana Cecílio, Pina Polar (Polónia/PT)

e ainda

Claudia Cantone (Itália), Paula Malik (Colômbia), Sara Gagliarducci (Itália), Jay Toor (Israel/Alemanha), The Clown Angels (ITália), Karina Kokonut (França), Hilary Chaplain (EUA), Barbara Probst (França), entre outras!!!

Oficinas
 

Serão várias as atividades de formação promovidas ao longo do festival! Meta o nariz!

Para público em geral

Para profissionais

Para pessoas com pouca ou nenhuma experiência

teremos oficinas de curta e de longa duração

+ informações: email bolinafestival@gmail.com

facebook.com/bolinafestival

DSC_0365.JPG
guia_com idosas.jpg
Clown social e comunitário

 

Vamos ao encontro das pessoas mais velhas em Lares e Centros de Dia, e vamos ter com as crianças às Escolas, e compraremos nos mercados e visitaremos as ruas, praças, o comércio tradicional e os jardins.

Mas também marcamos encontro com pessoas idosas que vivem isoladas no concelho de Castelo de Vide e vamos às suas casas em visitas clown de levar a ternura ao domicílio.

A energia, a arte, a alegria, os narizes vermelhos, as cantigas, os silêncios, as roupas tão divertidas como cada palhaça vão aparecer um pouco por toda a parte, aliando a arte de transformar o mundo com sorrisos com a cumplicidade de muitas instituições que nos abrem a porta e facilitam o trabalho.

Todas as tardes, excepto dia 10, de segunda a sexta-feira.

Em Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide

Fundação Nossa Senhora da Esperança

Lar da Terceira Idade da Nossa Senhora da Graça da Póvoa e Meadas

Escola Garcia d'Orta

acompanhamento do Serviço de Acção Social da CMCV

A curar o mundo com a arte da palhaçaria contada no feminino
DSC_0339.JPG
DSC_0482 - Cópia.JPG
WhatsApp Image 2019-05-05 at 23.21.35.jp
bottom of page